quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Entrevista A Voz da Cidade: Pré-candidato a vereador quer redução da jornada de trabalho.

Em visita ao jornal A VOZ DA CIDADE na tarde de ontem, o pré-candidato a vereador de Barra Mansa, Maxwell Alvernaz, pelo Partido Republicano Progressista (PRP), informou que vem lutando pela redução da jornada de trabalho da Enfermagem para 30 horas semanais. Enfermeiro, ele conta que recentemente, na Câmara Municipal de Volta Redonda, o assunto foi discutido e está em pauta pelos vereadores. Diante ao tema, sua pretensão é trazer o assunto para a cidade de Barra Mansa e conseguir levar uma caravana da região para a Conferência Nacional de Saúde, em Brasília, que deve ocorrer no final deste mês, para pressionar os deputados para que seja aprovado a redução da carga horária da classe.

Para ler a matéria completa, clique em Mais Informações.




“Para isso precisamos nos manter mobilizados. No final deste mês o Coren-RJ estará em Brasília e vamos pressionar os parlamentares. Vamos cobrar também da presidente Dilma que ela cumpra o compromisso assumido durante sua campanha”, disse Alvernaz.

O pré-candidato lembra que na noite do dia 8, o presidente do Coren-RJ, Pedro de Jesus Silva, participou da audiência pública na Câmara de Vereadores de Volta Redonda que discutiu a PL 2295/2000, que reduz a carga horária da classe. Maxwell destaca que na ocasião foi maciça a presença de profissionais e estudantes de enfermagem e que na ocasião o vereador Marquinho Motorista, autor do projeto e responsável pela realização da audiência, disse que “a aprovação deste projeto vem fazer justiça a uma categoria que vem há anos lutando por melhores condições de trabalho nas unidades de saúde da cidade”.

Na ocasião, estiveram presentes a deputada estadual Enfermeira Rehane; o presidente da ANATEN – Seção do Rio de Janeiro, Paulo Murilo; a vice-presidente do Sindicato dos Enfermeiros, Libia Dantas Belluci; a conselheira do Corn-RJ e professora do curso de Enfermagem da UNIFOA, Ilda Cecilia da Silva Macedo; e a presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Saúde, Regina Medeiros.

“Antes da audiência, os vereadores aprovaram, em primeira e segunda instância, a PL 053/2011, que dispões sobre a atenção a saúde ocupacional dos profissionais de Enfermagem. O projeto estabelece, entre outros itens, escalas de trabalho elaboradas de forma que permitam período de descanso em local apropriado e em condições para repouso. Além disso, proíbe plantões superiores de 24 horas ininterruptas”, contou o enfermeiro Maxwell, explicando que esse projeto foi criado em virtude das condições  precárias de trabalho do município de Volta Redonda, visto que a situação dos profissionais da equipe de enfermagem não tem uma carga horária compatível com o cenário atual, já que os mesmos lidam com vidas. “Essa possível redução, que aguarda agora aprovação do prefeito (Antônio Francisco Neto, PMDB), levará uma melhor qualidade de vida para o trabalhador e uma assistência de enfermagem humanizada, o que levará a geração de novos empregos”, defendeu Alvernaz.

Ele frisa que seu objetivo em assistir a sessão em Volta Redonda, mesmo sendo pré-candidato a vereador de Barra Mansa, foi buscar apoio e informações junto ao Legislativo da cidade vizinha para com isso encaminhar um projeto de avaliação semelhante aos vereadores da CMBM. “Conforme defendeu o vereador Marquinho Motorista, este momento representa um marco para os envolvidos. A câmara ficou cheia e realizou um amplo debate com a presença legitima tanto das entidades presentes, entre elas o Conselho de Enfermagem do Rio de Janeiro, a Federação Nacional e Sindicato dos Enfermeiros, Associação Nacional de Auxiliares e Técnicos de Enfermagem, entre outros representantes da categoria. Além de um plenário formado por representantes de escolas, estudantes e com a presença marcante de Enfermagem de Volta Redonda”, contou.

Na ocasião a Enfermeira Rejane enalteceu a iniciativa do vereador Marquinho, aplaudindo a aprovação da PL. “Este momento coloca à prova a força que a enfermagem tem. Somos a segunda maior categoria de trabalhadores e, juntos, somos maiores do que muita gente pensa. Essa força só precisa estar mais unida e organizada para que possamos aprovar a tão sonhada jornada de 30 horas, um piso salarial  nacional, entre outras necessidades. E, enquanto profissionais, atuarmos em condições dignas”, citou a parlamentar.

Ainda durante a reunião, Maxwell lembrou que Pedro de Jesus, presidente do Coren-RJ, falou sobre a importância da implantação da jornada de 30 horas semanais, abordando o que isso representará do ponto de vista da geração  de empregos e o quanto isso poderá representar na qualidade do atendimento à população. “Somos a única categoria que cuida 24 horas durante os 365 dias do ano. E vários outros profissionais da área de saúde já conquistaram essa jornada que estamos pleiteando há mais de 30 anos. Está mais do que na hora de conquistarmos este direito e este é o momento para alcançá-lo”, disse o presidente do Coren-RJ, que convidou a todos para participar da mobilização em Brasília no fim do mês.   

Segundo o enfermeiro Maxwell, ele está tentando conseguir com o Corem ônibus para montar uma caravana que sairá de Barra Mansa para o encontro. “Estamos tentando uma parceria para levar a classe de Enfermagem da região para Brasília para que possamos discutir com os deputados o piso salarial mínimo e a redução da carga horária de trabalho”, contou, agradecendo ao presidente da Câmara de Vereadores de  Volta Redonda, Paulo Conrado, pela força.

O PROFISSIONAL

O enfermeiro Maxwell, morador de Barra Mansa há 20 anos e pré-candidato a vereador da cidade para as eleições de 2012, atua há 15 anos no município e começou a sua vida profissional na Santa Casa da cidade, em 1991. Em seguida, trabalhou na Dupont do Brasil por cinco anos como enfermeiro do trabalho. Foi professor da Escola Tecnica e, paralelamente, também foi professor da Unifoa, em Volta Redonda. Também foi Enfermeiro do Trabalho da Wes-Petrobrás. Atualmente, é coordenador dos cursos de pós graduação do UBM Cicuta e também é professor do UGB, Barra do Piraí, e é enfermeiro da CCR Nova Dutra. 

FILIAÇÃO

Para o pré-candidato a vereador, a filiação ao PRP visa à soma para as Eleições 2012. Ele declara que é a primeira vez que vai tentar uma vaga no Legislativo e lembrou também que esse compromisso será o pontapé inicial para sua carreira política partidária. "Eu sempre atuei em diretórios acadêmicos, mas nunca na política. Por isso, é o início de uma longa caminhada com vitórias, eu espero. Estamos ansiosos para iniciar nossos trabalhos", narra Maxwell.

O pré-candidato garante que os próximos compromissos serão com representantes de todos os segmentos da comunidade de Barra Mansa visando à vitória para, na câmara, consolidar projetos importantes para a cidade. "Estou começando, mas tenho grande visão em relação aos compromissos que posso e devo assumir com a população. Não prometo nada individualmente para ninguém, já que o papel do vereador é criar bons projetos que beneficiem todos os moradores da cidade, mas garanto trabalhar para beneficiar o maior número de pessoas", finaliza.


Agradecimentos ao Jornal A Voz da Cidade.
Matéria Postada em 16/11/2011 11:31:27

Um comentário:

  1. Oi Maxwell

    Fico feliz com sua decisão e saiba que pode contar comigo e toda minha família.

    Estarei divulgando sua candidatura.

    Um forte abraço e Boa Sorte.

    ResponderExcluir